E-mail

contato@radarmt.com

WhatsApp

(66) 99986.5406

GOV MT - TOPO - 728 X 90 - MAIS MT
Tropical - TOPO
Tocantins

Educação mobiliza professores e secretarias municipais para inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa

Profissionais têm até o dia 30 de abril para acessar o site da Olimpíada e efetuar a inscrição

12/04/2021 18h10
Por: Redação
Fonte: Secom Tocantins - Guilherme Gandara

Para garantir participação na Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, os professores da rede estadual e municipal de ensino têm, até 30 de abril, para efetuar a inscrição, bem como as secretarias municipais de Educação, que devem fazer a adesão da iniciativa. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), já fez a adesão no concurso, que reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.

A Olímpiada é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação e Ação Comunitária (CENPEC), esta 7ª edição tem inscrições e adesões disponíveis no site escrevendoofuturo.org.br/concurso.

Os professores têm acesso aos Cadernos Docentes, que são materiais de apoio para que sejam realizadas as oficinas com os diversos gêneros com os estudantes. Nesta edição, todos os materiais foram revistos e atualizados, e estão disponíveis nas versões virtual e PDF.

Cronograma

Após a fase de adesão e inscrição, serão desenvolvidas as oficinas, até 5 de agosto, e posteriormente as avaliações das Comissões Avaliadoras Escolares, Municipais e Estadual, para seleção do relatório de prática de cada categoria. Além das semifinais e avaliação nacional que será, em 30 de novembro.

A Comissão Julgadora Nacional será composta, organizada e coordenada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), pela Fundação Itaú para Educação e Cultura e pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ação Comunitária.

A previsão é que os professores e estudantes vencedores sejam revelados, em dezembro, com evento de premiação.

Relato de Prática

Para participar da Olimpíada, o professor deve redigir um Relato de Prática contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma. Registrar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados durante o trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.

No Relato de Prática o professor reconstitui, por meio de documentação, registro e reflexão sobre a prática, o percurso de ensino e aprendizagem da turma, reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, tendo como tema “O lugar onde vivo”.

São parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho.

Edição: Lenna Borges

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.