Segunda, 14 de Outubro de 2024
26°

Tempo nublado

Rondonópolis, MT

Cidades EXPOSUL 2024

Palestra aborda protocolo reprodutivo para produtores de leite da região na 50ª Exposul

O evento foi promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul) e teve o objetivo levar capacitação, conhecimento e fazer a integração da cooperativa com os produtores e demais integrantes da produção leiteira da região.

10/08/2024 às 12h50
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Palestra aborda protocolo reprodutivo para produtores de leite da região na 50ª Exposul

Os visitantes que estiveram no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias na manhã de ontem (09/08), durante a 50ª Exposul, tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre as doenças reprodutivas e seus impactos econômicos na pecuária de leite. O evento foi promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul) e teve o objetivo levar capacitação, conhecimento e fazer a integração da cooperativa com os produtores e demais integrantes da produção leiteira da região.

O médico veterinário e gerente técnico da cooperativa, Maximiliano Scopel Ardenghi, explica que a Exposul e o torneio leiteiro são momentos oportunos para a promoção de conhecimento técnico junto aos associados e participantes da feira. “Os participantes puderam trocar experiências e informações entre eles e também com os técnicos das empresas parceiras e os da cooperativa. Falando um pouco sobre o assunto da palestra, nós temos um programa reprodutivo dentro da cooperativa, que utilizamos as vacinas da Virbac, e o principal intuito é melhorar a fertilidade dos animais e inclusive a cooperativa doa as vacinas aos produtores associados que participam do nosso programa reprodutivo, ao invés de ter que adquirirem o que é um grande benefício”, pontuou.

A palestra foi ministrada pelo médico veterinário e gerente de demanda regional Centro Oeste e Norte da Virbac, Gustavo Guimarães Costa, com o tema “Sanidade sob controle: Proteção de gestação frente às principais enfermidades infecciosas e seu impacto na rentabilidade”, o especialista destacou em sua abordagem os impactos das doenças reprodutivas na rentabilidade da operação do produtor de leite. “O importante da pecuária de leite é termos intervalos entre partos o mais curto possível , estamos falando em torno de 13 meses seria o ideal, e como nós temos problemas reprodutivos dos quais doenças infecciosas é um deles esse intervalo entre partos fica muito maior  do que 13 ou 14 meses, e com isso a produção leiteira baixa bastante e causando prejuízos enormes a este setor”, finalizou.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de saborear uma mesa de café da manhã, com produtos da linha Comajul, como o queijo muçarela, bebida láctea fermentada, manteiga de primeira qualidade com sal, requeijão cremoso e doce de leite.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.