Terça, 23 de Julho de 2024
33°

Tempo nublado

Rondonópolis, MT

Senado Federal Senado Federal

Com lei sancionada, Nova Friburgo (RJ) se torna Capital Nacional da Moda Íntima

O município deNova Friburgo (RJ) é, oficialmente, a Capital Nacional da Moda Íntima. O título foi conferido por lei sancionada nessaterça-feira (11...

13/06/2024 às 08h41
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Em 2017, Nova Friburgo produziu cerca de 114 milhões de peças de moda íntima - Foto: FEVEST
Em 2017, Nova Friburgo produziu cerca de 114 milhões de peças de moda íntima - Foto: FEVEST

O município deNova Friburgo (RJ) é, oficialmente, a Capital Nacional da Moda Íntima. O título foi conferido por lei sancionada nessaterça-feira (11) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Lei 14.883, de 2024, foi publicada, sem vetos, nessa quarta-feira (12) noDiário Oficial da Uniãoe já está em vigor. A norma se originou do projeto de lei (PL) 3.989/2020, da Câmara dos Deputados, relatado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) na Comissão de Educação (CE), que decidiu sobre o tema definitivamente (em caráter terminativo).

Em seu relatório, Portinho explicou que o complexo de moda de Nova Friburgo é um dos principais motores da economia da cidade e representa boa parte da produção estadual e nacional de lingerie.

Nova Friburgo conta com um grande polo de moda íntima. Em 2017, dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) mostravam que a cidade produzia cerca de 114 milhões de peças por ano. Além disso, de acordo com o Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest), 160 lojas de lingerie, moda esportiva, praia e roupas de dormir geram aproximadamente 20 mil postos de emprego, sendo 10 mil diretos e 10 mil indiretos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.