Terça, 23 de Julho de 2024
28°

Tempo nublado

Rondonópolis, MT

Cidades Lucas do Rio Verde

Prefeito Miguel Vaz protocola Manifestação de Interesse para implantação de ZPE em Lucas do Rio Verde

Na tarde de ontem (11), em Brasília, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidad...

12/06/2024 às 23h15
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)
(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

Na tarde de ontem (11), em Brasília, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, protocolaram junto ao Conselho de Zonas de Processamento e Exportação (CZPE) uma Manifestação de Interesse para implantação de uma Zona de Processamento de Exportação em Lucas do Rio Verde. O protocolo foi feito após participarem de uma audiência pública, promovida pela Câmara Federal, que discutiu o atual cenário das ZPE's. 

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos. Para o Brasil, além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, há benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.

"Com a implantação da ZPE e com a chegada da ferrovia, poderemos ser um grande centro de distribuição logístico. Participamos em Brasília da audiência que discutiu o tema, foram duas horas de muito aprendizado sobre o atual cenário das ZPEs. Saimos de lá protocolados com a nossa carta de intenção para criar uma ZPE no nosso município. Agora, é muito trabalho pela frente, planejamento e ações para que a gente possa ter esse importante projeto para Lucas do Rio Verde", ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Participaram da audiência pública o secretário executivo da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação - MDIC, Fabio Pucci, o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação - ABRAZPE, Helson Braga, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda e o Senador Jayme Campos.

Durante o evento, foram discutidos o cenário atual das ZPEs e sua relevância para o cenário econômico do país. 

Fabio Pucci, Presidente do Conselho Nacional de ZPE's, o órgão que hoje avalia e autoriza a instalação de uma ZPE, salientou em sua fala que três elementos são necessários para a implantação de uma ZPE: Vocação Exportadora, Difusão Tecnológica e Cenário Positivo como Emprego, Renda e Desenvolvimento. Além disso, falou da melhoria que o conselho vem implementando, sobretudo na implementação de equipe e servidores para agilizar a análise de processos de ZPEs.

As autoridades de Mato Grosso usaram a fala para ressaltar a importância econômica do estado, trazendo, também, Lucas do Rio Verde como uma referência.

"Convido os deputados para pesquisarem na internet Lucas do Rio Verde, para verem onde fica o Brasil que dá certo.  Lucas industrializa hoje 3 vezes mais do que produz", frisou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda durante a audiência. 

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde se destaca por ser a sexta maior economia do estado e a Capital das agroindústrias. A cidade é um destaque na geração de empregos formais, ocupando o primeiro lugar em Mato Grosso entre as cidades com 81.000 a 91.000 habitantes. Apresenta um crescimento contínuo, sendo a cidade que mais cresceu em Mato Grosso, segundo o IBGE, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, dobrando o número de empresas nos últimos 3,5 anos. A cidade dispõe de toda a rede de qualificação de mão de obra do sistema “S”, além de instituições de ensino superior e da Fundação de Pesquisa Rio Verde, onde acontece anualmente um dos maiores eventos do agronegócio do país, o Show Safra Mato Grosso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.