Quinta, 13 de Junho de 2024
23°

Parcialmente nublado

Rondonópolis, MT

Cidades Sorriso - MT

Sorriso promove palestra com foco na gestão de resultados na Educação

Num encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação entre diretores, coordenadores escolares e professores do Município, o Centro Municip...

11/06/2024 às 10h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

 Num encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação entre diretores, coordenadores escolares e professores do Município, o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) recebeu o jornalista e mestrando em Educação, Carlos Sanches, para uma palestra sobre Gestão de Resultados, em que foi dialogado com os profissionais sobre o empenho contínuo para garantir os direitos dos estudantes e assegurar uma aprendizagem eficaz para cada aluno.

As discussões abordaram não apenas os desafios enfrentados, mas também as soluções inovadoras adotadas pelo Município para uma educação melhor e mais eficaz. Uma das principais estratégias implementadas é o investimento na formação continuada dos professores, capacitando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da sala de aula.

“O que pude analisar dos dados que recebi ao longo das últimas semanas para preparar esse encontro, é que Sorriso é uma rede que demonstra um esforço muito grande para garantir o direito dos estudantes ao optar pelo caminho da avaliação da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores. A educação tem seguido firme nas recomendações e experiências exemplares de outros lugares ao redor do mundo e isso tem surtido efeitos positivos. Muito embora a educação seja um processo lento, nós vamos conseguir avançar com esses resultados a médio e a longo prazo, eu não tenho dúvida disso. Parabéns a todos”, pontua o jornalista e mestrando em Educação Carlos Sanches.

Ao analisar os dados recentes, Sorriso apresentou uma abordagem proativa e eficaz durante o ensino-aprendizagem. Segundo dados apresentados pelo Ministério da Educação, o país ainda enfrenta desafios significativos na garantia da permanência dos alunos na escola e na qualidade da aprendizagem oferecida, em que os números revelam uma realidade preocupante. Diversos fatores e disparidades têm influenciado essa trajetória, desde questões socioeconômicas até o suporte familiar.

Com isso, a abordagem traz um contexto em que a aprendizagem dos alunos se torna não apenas uma prioridade para garantir os seus direitos, mas também um impulsionador da arrecadação das secretarias municipais de educação.

“Os primeiros sinais de progresso já são visíveis, embora se reconheça que a educação é um processo gradual. Os resultados positivos estão surgindo e é esperado que esses esforços se traduzam em avanços substanciais. Este é apenas o começo de uma jornada promissora para a educação de Sorriso, onde o compromisso com a excelência educacional está impulsionando uma transformação significativa”, disse a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Ela destaca ainda que, o Município tem focado na avaliação da aprendizagem dos alunos e no apoio aos professores para interpretar e aplicar esses dados de forma eficaz.

“Reconhecemos que essa jornada educacional é longa e desafiadora, apesar de que os primeiros sinais de progresso já estão aí. Sorriso, já está colhendo os frutos do seu compromisso com o ensino e isso é muito gratificante para todos nós da educação do Município”, finaliza.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: André Alexandre

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.