Quinta, 13 de Junho de 2024
23°

Parcialmente nublado

Rondonópolis, MT

Cidades Mato Grosso

Gestão Municipal entrega ao Ministério da Educação projeto de implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde

O prefeito Miguel Vaz esteve em Cuiabá, nesta quinta-feira (25), para participar de um encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o...

25/05/2023 às 20h20
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)
(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

O prefeito Miguel Vaz esteve em Cuiabá, nesta quinta-feira (25), para participar de um encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o governador do Estado, Mauro Mendes. Na ocasião, o gestor municipal entregou ao representante do MEC o ofício e projeto de criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde.

Durante a reunião, Camilo Santana reafirmou o compromisso com os municípios de Mato Grosso para a construção e ampliação de campi e institutos federais, logo após a retomada das obras paralisadas do Ministério da Educação (MEC).

“Nós queremos fazer muitas parcerias na área da educação com o Estado e com os Municípios. Há um planejamento em construção no MEC para a construção e ampliação de campi”, comenta o ministro.

“Essa foi uma grande oportunidade para entregar a ele o projeto de implantação do campus em nosso município. Essa nossa proposta foi bem acolhida pelo ministro, com o apoio de toda bancada federal dos 3 senadores. Então, esse é um momento de comemoração e de grande avanço”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Para o reitor da UFMT, Evandro Soares, a reunião trouxe boas perspectivas. “Esse é um momento muito importante em que o próprio ministro se comprometeu em dar todo o apoio viabilizar, politicamente, tudo que for possível, inclusive com recursos, para a implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde, que é um campus diferente no ponto de vista do planejamento. Esse é um desejo da população e da Prefeitura, através do Miguel”, comenta o reitor.

A busca pela implantação da universidade federal no município luverdense começou em 2011 a partir do Projeto de Lei do então deputado estadual, Wellington Fagundes.

De lá para cá, teve a criação da comissão de implantação, visitas à Brasília, à reitoria da UFMT e o envio de novos ofícios. Após a devolutiva negativa do MEC do Ofício nº 326/2020, houve a necessidade da elaboração de uma nova proposta de criação do campus.

O documento foi elaborado e entregue pela UFMT ao Município em setembro de 2022.

Em abril deste ano, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde sancionou a Lei nº 3.499/2023 que regulamenta o recebimento de um terreno, doado pela família Ferrarin para a construção da universidade federal.

“Agora é aguardar o sinal verde para começar a implantação do campus e dos 5 primeiros cursos em nossa cidade”, conclui o prefeito Miguel Vaz.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.