Quinta, 13 de Junho de 2024
23°

Parcialmente nublado

Rondonópolis, MT

Educação Mato Grosso

Secretária de Assistência Social visita Espaço do Servidor implantado pela Educação e estuda replicar iniciativa

Iniciativa implantada em novembro de 2022 realizou de janeiro a abril deste ano mais de 2 mil atendimentos em várias áreas

25/05/2023 às 15h30
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
Compartilhe:
Jorge Pinho
Jorge Pinho

O Espaço do Servidor implementado pela Secretaria Municipal de Educação no ano passado, poderá ser replicado em outras pastas do executivo municipal. Nesta quinta-feira (25), a secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), Hellen Janayna Ferreira de Jesus e sua equipe visitaram o espaço e conheceram o trabalho gerenciado pela Coordenadoria de Promoção de Pessoa e desenvolvido pela equipe de profissionais do setor Psicossocial. A iniciativa pioneira e humanizada da gestão desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde dos profissionais da educação.

Hellen Ferreira foi recebida pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, pela secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar, pelo coordenador técnico de Gestão de Pessoas, Marcos Vinicius de Carvalho Santos e pela coordenadora do Espaço do Servidor, Cleonice Cassemira de Arruda.

Há alguns anos o setor Psicossocial e Saúde do Trabalhador, ligado a Coordenadoria de Promoção de Pessoas/Coordenadoria Técnica de Promoção de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação, atua com o objetivo de auxiliar, orientar, informar, apoiar e incentivar os profissionais da educação em seu cuidado biopsicossocial. A equipe multidisciplinar realiza visitas técnicas e promove ações na sede da Secretaria, nas unidades da rede pública municipal de Educação e também no Espaço do Servidor, inaugurado em novembro de 2022.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, uma das articuladoras e incentivadora da iniciativa destacou que o trabalho realizado pelo Espaço do Servidor e sua equipe, formada por psicólogos, nutricionista, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e educadores físicos, visa o cuidado, a valorização dos profissionais e o acolhimento às pessoas. “O Espaço do Servidor é um sucesso e, nosso objetivo é ampliar o cuidado com os servidores tendo como única preocupação o bem estar do profissional da educação”, disse a gestora.

Atendimento humanizado

No Espaço do Servidor são oferecidos atendimentos psicológicos; acolhimento, orientação e encaminhamentos sobre direitos previdenciários; avaliação e orientações posturais, acupuntura e auriculoterapia; avaliação e orientações nutricionais individualizadas; aferição de pressão, glicemia e orientações de saúde; massoterapia; atendimento para prevenção, habilitação e reabilitação da voz, agendamento de pericias, pilates, treino funcional e ginastica laboral além de aulas de violão, ukulelê e canto coral.

De acordo com o relatório gerencial, de janeiro a abril deste ano foram realizados 2.920 atendimentos. Desse total, 806 na área de psicologia, 577 de fisioterapia, 664 de assistência social, 450 de massoterapia, 338 de nutrição, 18 de fonoaudiologia e 67 atendimentos de enfermagem. Esses atendimentos, explicou a coordenadora, Cleonice Arruda aconteceram por demanda espontânea ou foram encaminhados pelas unidades educacionais.

Além do atendimento no local, a equipe realizou 10 visitas a unidades educacionais, com mais de 430 atendimentos.

As aulas de pilates atualmente com 10 turmas, atendem 120 profissionais e no treino funcional, com quatro turmas, são atendidos 12 profissionais. Os profissionais são atendidos no contraturno ou nas aulas de pilates e treino funcional, nos primeiros horários pela manhã ou após o expediente.

Após a visita, a secretária Hellen Ferreira disse se sentir muito mais valorizada enquanto servidora. “Temos que enaltecer quando o trabalho é voltado para o servidor, o cuidado emocional e físico com o servidor, que precisa estar bem para cumprir com suas funções no local de trabalho. Saímos daqui muito felizes com a estrutura ofertada, com os profissionais, com as ações que são realizadas, ações que realmente abre essa porta, traz esse olhar mais carinhoso, mais cuidadoso com os nossos servidores. Com certeza vamos buscar essa iniciativa e levar para os servidores da Assistência Social”, disse Hellen Ferreira.

O Espaço do Servidor funciona das 7h às 18h e os atendimentos são realizados por demanda espontânea e agendamentos pelos servidores da Educação por meio de link, e-mail institucional, ou pelo telefone 3645 6555.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.