A terceira noite do Refestelá, na sexta-feira (14), foi mais um sucesso de público. Centenas de pessoas passaram pela Praça 8 de abril para aproveitar o festival gastronômico e cultural, que integra a programação do aniversário de 304 Anos da capital, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Além da população, que se divertiu com as atrações culturais, quem também está aproveitando muito o evento são os comerciantes, que comemoraram a ótima adesão do público, o que consequentemente gera boas vendas para todos. Ao todo são 15 barracas, que vendem comida, bebidas, artesanatos e brinquedos.
Para a artesã Zilá Prado, o Refestelá é uma excelente oportunidade para o comércio de artesanato local. “Acho muito interessante a gesto municipal dar este espaço para o artesanato regional. Há dois anos participo de eventos da Prefeitura, que cede este espaço para nós. O secretário de Cultura, Aluízio Azevedo é uma pessoa muito visionária, pois muitas vezes as pessoas que moram em Cuiabá não conhecem o artesanato produzido aqui. Nestes eventos fazemos boas vendas e elas se estendem também nos outros meses, porque fazemos contato com os clientes, distribuímos cartões de visita. Às vezes o cliente não compra na hora, mas após dias ou até meses ele acaba procurando o artesão para comprar o produto. O evento é nota 10, porque divulga o nosso produto, o que é essencial para o nosso comércio”, elogiou. O carro chefe de seu trabalho são canecas com fotos de pontos turísticos de Cuiabá e de Mato Grosso.
A autônoma Regina Andrade participa da feira gastronômica do Refestelá, com uma barraca onde vende Maria Isabel, comida típica da culinária cuiabana. “Está sendo muito bom para nós, que não temos um salário fixo. A Prefeitura nos ajuda muito oferecendo este espaço no evento, pois é um meio da gente sustentar nossa família. Para mim está valendo muito a pena, me ajuda muito. Os colegas que trabalham ao meu lado no evento disseram que as vendas estão sendo muito boas para eles também. Só tenho a agradecer à Prefeitura pela oportunidade”, comentou.
Para Camila Solano, que vende balões e brinquedos, o evento também tem sido muito proveitoso. Trabalho como vendedora de rua e pedi uma oportunidade para o secretário Aluízio, que prontamente me atendeu, cedendo um espaço. O Refestelá é um evento para todas as idades, oferece segurança, é um ambiente familiar. Há muitos anos Cuiabá e a Baixada Cuiabana não tinham um evento deste porte. Ele conseguiu resgatar a cultura cuiabana, pois tem shows regionais, palhaços, comidas típicas, brinquedos, parques, doces, artesanatos, enfim, vários segmentos comerciais. A Prefeitura está de parabéns pelo evento”, disse a vendedora.
Mín. 23° Máx. 29°