35°

Poucas nuvens

Rondonópolis - MT

Senado Federal Senado Federal

Será votado na quarta projeto sobre irrigação em áreas de preservação permanente à beira de rios

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) irá se reunir nesta quarta (29), em audiência pública, para votação do Projeto de Lei (PL) 1.282/...

27/06/2022 às 16h25
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O projeto é de autoria do senador Luís Carlos Heinze - Roque de Sá/Agência Senado
O projeto é de autoria do senador Luís Carlos Heinze - Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) irá se reunir nesta quarta (29), em audiência pública, para votação do Projeto de Lei (PL) 1.282/2019. O projeto, de autoria do senador Luís Carlos Heinze (PP-RS), libera a construção de reservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) à beira de rios. A audiência será presencial e terá início às 8h.

O projeto a ser votado prevê a alteração do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que considera áreas à beira de rios como APPs, para que a instalação de infraestrutura para irrigação nessas faixas de terras não seja considerado uma intervenção à fauna nativa, ação que é criminalizada pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).

A reunião, antes prevista para o dia 9, foi adiada após pedido de vista da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Na ocasião, o relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), apresentou parecer favorável, mas reconheceu que o projeto poderia ser aprimorado. Ele ressaltou que o objetivo é garantir água para regiões afetadas por estiagens.

O relator sugeriu alterações na redação do projeto, além de adicionar, ao Código Florestal, um novo inciso no Art. 4°, que permite, apenas mediante licenciamento ambiental, a instalação de reservatórios para irrigação por meio de barramentos de cursos d’água.

Para o senador Luís Heinze, os projetos de irrigação são os fundamentais para a expansão da agropecuária brasileira, porém as legislações sobre o tema não trazem clareza e dificultam a inovação tecnológica. “A inserção do projeto no novo Código Florestal brasileiro trará clareza necessária a tão significativo tema e de fundamental importância para a redução de perdas nas lavouras”, defende Heinze.

Por Vinícius Vicente, sob supervisão de Patrícia Oliveira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT Atualizado às 13h32 - Fonte: ClimaTempo
35°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 36°

Seg 38°C 17°C
Ter 36°C 19°C
Qua 37°C 19°C
Qui 30°C 19°C
Sex 25°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio