15°

Poucas nuvens

Rondonópolis - MT

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate política de reajuste e desvalorização atual do salário mínimo

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Zé Neto: segundo previsões, em 2022 ocorrerá redução real do salário mínimo A Comissão de Desenvolvimento Econô...

27/06/2022 às 15h55
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Zé Neto: segundo previsões, em 2022 ocorrerá redução real do salário mínimo - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Zé Neto: segundo previsões, em 2022 ocorrerá redução real do salário mínimo - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (30) para discutir "a política de reajuste e a desvalorização atual do salário mínimo".

O debate será realizado às 11 horas, no plenário 5, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

Para o deputado Zé Neto (PT-BA), que pediu o debate, o salário mínimo constitui importante política pública para garantir condições fundamentais de emprego digno e para assegurar o poder de compra dos trabalhadores na base do emprego formal em nosso País.

"Nos últimos anos, a política de reajuste do salário mínimo realizada no Brasil desde 2020 tem significado reposição no máximo pela inflação, ao passo que, segundo as previsões atuais, em 2022 ocorrerá redução real deste salário", disse.

Para Zé Neto, a política de valorização do salário mínimo durante as décadas de 2000 e 2010 foi "fundamental para a redução da desigualdade de renda no Brasil, segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao mesmo tempo em que aumentava o emprego formal, além de fomentar a renda e o consumo e, desse modo, o crescimento econômico".

Debatedores
Confirmaram presença na audiência o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, André Bojikian Calixtre; e a supervisora de Pesquisas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Veja a lista completa de convidados

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT Atualizado às 06h11 - Fonte: ClimaTempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 36°

Seg 38°C 17°C
Ter 36°C 18°C
Qua 36°C 18°C
Qui 29°C 16°C
Sex 23°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio