20°

Tempo aberto

Rondonópolis - MT

Cidades Mato Grosso

Novas medidas para enfrentamento da pandemia são anunciadas pela gestão municipal

Diante do crescente aumento dos casos de Covid e síndromes gripais em Lucas do Rio Verde – cenário também do restante do país, a Prefeitura, por me...

26/01/2022 às 13h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)
(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

Diante do crescente aumento dos casos de Covid e síndromes gripais em Lucas do Rio Verde – cenário também do restante do país, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu adotar, de forma emergencial, novas medidas em relação aos atendimentos ofertados à população. Por conta da alta nesses casos, o quadro de servidores públicos da saúde também foi afetado e os serviços precisaram ser alterados.

As mudanças foram comunicadas em coletiva de imprensa, no gabinete, na manhã desta quarta-feira (26), com a presença do prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Marcio Pandolfi e a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura.

“Nós não queremos aplicar nenhuma medida restritiva nesse momento, até porque o decreto estadual vigente mantém apenas o uso de máscara e álcool. Contamos com a colaboração da sociedade para que as pessoas assumam a responsabilidade de tomar os cuidados mínimos de proteção”, pontuou o prefeito Miguel Vaz.

Atualmente, cerca de 40 profissionais da Saúde, dos PSFs e PAM, estão afastados com Covid. Com o afastamento destes profissionais, que precisam cumprir o prazo de isolamento, em algumas unidades o atendimento pode acabar sendo mais lento. Por este motivo, as seguintes medidas foram adotadas:

Atendimento nos PSFs
A partir desta quarta-feira (26), os atendimentos nas unidades básicas de saúde (PSFs) serão realizados de forma diferente, que passam a atender casos específicos em cada período para otimizar e agilizar os processos.

Manhã – 7h às 11h:
- Atendimento de demandas gerais – não relacionadas à Covid-19 e/ou síndromes gripais, com prioridade para gestantes, hipertensos e diabéticos em ajuste medicamentoso, urgências e puericultura (priorizando primeira consulta).
- Abertura das salas de vacina, conforme escala, respeitando as unidades com vacinas Covid e outras vacinas de rotina.
- Curativos e procedimentos.
- Atendimento odontológico – urgências clínicas, gestantes e puericultura e teste da linguinha.

Tarde – 13h às 17h:
- Testagem para Covid-19
- Atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, sejam Covid ou não – serão encaminhados ao PAM somente os pacientes com agravamento do quadro clínico.
- Atendimento odontológico – urgências em pacientes sintomáticos respiratórios.
- Urgências e emergências – atendimento inicial com posterior encaminhamento ao PAM ou HSL.

*Apenas o PSF XVI Bieger Cidade Nova não terá atendimento ao público, pois encontra-se fechado para os trabalhos da equipe do TeleLucas. A população desta unidade deve ser atendida nos PSFs I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra no PSF VII, no Primaveras.

Segundo a secretária de Saúde, os casos gripais identificados no município são considerados brandos, porém o isolamento para quem contrair alguma cepa ou gripe deve ser mantido.

“No período da manhã as unidades estarão com atendimento das demais demandas, com salas de vacinas abertas, mas não farão nenhum tipo de testagem de manhã. No período da tarde serão feitas as testagens e atendimentos ao paciente com Covid. O PAM continua sendo referência, mas somente para os casos que não conseguirem atendimento no PSF”, explicou dra. Fernanda.

TeleLucas
Para auxiliar com as demandas, o TeleLucas – teleatendimento médico via WhatsApp – está atendendo casos com sintomas respiratórios. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, pelos números (WhatsApp): (65) 99246-2824 e (65) 99236-8222.

“Estamos reforçando os exames de laboratório e os medicamentos. Temos conseguido manter todo esse suporte necessário aos pacientes. Em nível técnico, isso é muito importante, pois, além de atender, precisamos fornecer as formas de tratamento. Estamos contando com o apoio dos nossos profissionais da atenção primária, que estão fazendo a diferença em nossos atendimentos”, destacou a médica.

Fiscalização
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito também adotou medidas, em conjunto com as demais forças de segurança, como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, para auxiliar nas fiscalizações no município.

O foco das ações será o cumprimento das medidas mais básicas de prevenção, como uso de máscara corretamente, distanciamento social e higienização de mãos e ambientes em locais com maior circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT Atualizado às 19h18 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo aberto

Mín. Máx. 28°

Dom 29°C 10°C
Seg 32°C 11°C
Ter 33°C 14°C
Qua 32°C 16°C
Qui 33°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio