Quinta, 02 de Dezembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Rondonópolis - MT

Cidades COMPRA DE VAGA

MPE vê fortes indícios de crime e defende afastamento de conselheiro

Sérgio Ricardo aguarda decisão do STJ sobre pedido para voltar ao cargo

17/10/2021 às 07h53
Por: Redação Fonte: FolhaMax
Compartilhe:
MPE vê fortes indícios de crime e defende afastamento de conselheiro

O Ministério Público Estadual, por meio do procurador Edmilson da Costa Pereira, se manifestou de forma contrária ao retorno do conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida ao Tribunal de Contas do Estado. A manifestação ocorreu num pedido de Sérgio protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sérgio Ricardo está afastado do cargo desde janeiro de 2017. Ele é acusado de ter comprado a vaga na corte de contas. O esquema foi desbaratado na Operação Ararath, da Polícia Federal, e ele é réu com outras 9 pessoas numa ação por improbidade que tramita na Vara de Ação Civil Pública em Cuiabá.

Em seu pedido, o conselheiro afastado alega excesso de prazo, já que está há quase 5 anos afastado das funções sem qualquer tipo de sentença. “Os artigos da legislação federal apontados na petição de recurso especial como violados referem-se tão somente à ilegalidade da decisão que decretou o afastamento, bem como à ilegalidade de sua desarrazoada perpetuação no tempo sem que sobrevenha a sentença no processo de origem”, pede.

Porém, para o MPE, as justificativas do conselheiro não são cabíveis deacolhimento. A manifestação aponta a gravidade dos atos imputados a ele, destacando que são fortes os indícios de crime cometido por Sérgio Ricardo.

Sobre a alegação de excesso de prazo, aponta que o réu tem se articulado para atrapalhar a instrução processual e, além disso, citou a complexidade dos fatos apurados por não ter concluído o julgamento.

"Na hipótese, a conduta praticada é gravíssima e complexa, cuja apuração demanda tempo, com a necessidade de exame aprofundado e exauriente das provas. Além disso, não houve restrição à liberdade do Peticionante e o prazo prescricional está longe de ser alcançado. Ante o exposto, pugna-se pela rejeição do pedido de reconsideração", assinala.

O pedido está sob análise do ministro Mauro Campbell Marques.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT Atualizado às 04h14 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 32°C 23°C
Sáb 33°C 23°C
Dom 32°C 22°C
Seg 31°C 21°C
Ter 32°C 23°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes