Segunda, 18 de Outubro de 2021
26°

Pancada de chuva

Rondonópolis - MT

Cidades EDUCAÇÃO

Unemat oferece curso gratuito de Formação de Leitores Iniciantes

O professor mestre e coordenador do curso de direito da Unemat/Rondonópolis, Everton Neves é um grande entusiasta da leitura, como ferramenta de inclusão.

29/09/2021 às 15h50
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Unemat oferece curso gratuito de Formação de Leitores Iniciantes

O Curso “Formação de Leitores Iniciantes:  Leitura Guiada dos Livros da Série Pindorama” tem o intuito de incentivar o hábito da leitura entre jovens e abordar as múltiplas possibilidades de se pensar a literatura infantojuvenil, valorizando os personagens da nossa cultura e os autores brasileiros. No decorrer do curso serão realizadas leituras coletivas, debates e palestras.

Para a coordenadora do curso Dra. Fabiana Souza de Andrade “o projeto é uma oportunidade para a Universidade desenvolver extensão com impacto na sociedade, estamos incentivando a leitura e mostrando que é possível abordar a literatura de forma divertida e acessível, sem perder o seu potencial crítico e reflexivo”.

Para essa primeira edição serão lidos os três volumes já disponíveis da série Pindorama, do autor Guilherme Viana e publicado pela editora Skull. Sendo eles “O tratado dos pés descalços”, “O segredo do Rio Amazonas” e “O reliquista das clareiras”.

 

 A série Pindorama é uma fantasia nacional, com previsão de cinco volumes. Temos no enredo principal a história de André, um menino de doze anos de idade, que sempre foi tratado com desprezo, ou excesso de cuidado, e tudo isso porque nasceu sem uma das pernas. Seu pai sempre se esforça para provar que ele pode ser tão feliz quanto qualquer jovem de sua idade e quando misteriosos fenômenos começam a acontecer, André descobrirá que sua história está ligada a personagens do folclore brasileiro.

 

 Fazem parte da equipe organizadora do curso: representando a Unemat temos a bibliotecária Dra. Fabiana Souza de Andrade, o supervisor de biblioteca João Cleito Oliveira de Souza e o professor mestre Everton Neves dos Santos; da Seduc, temos de Alto Araguaia o diretor da E.E. Arlinda Pessoa Morbeck Me. João José Alencar e a professora de Língua Portuguesa Leisa Mara Baronas; da rede municipal de educação básica de Alto Araguaia temos a pedagoga e  professora de letras Tatiana Carvalho Silva; e na equipe de tutoria e marketing digital as jornalistas e estudantes de licenciatura pela Unemat, Chaiani Rosso e Wanderléia Pereira da Silva.

 

 O professor mestre e coordenador do curso de direito da Unemat/Rondonópolis, Everton Neves é um grande entusiasta da leitura, como ferramenta de inclusão.

 

O educador conta que o mundo das letras é responsável pelo desenvolvimento intelectual desde muito cedo. “Eu venho de uma família muito humilde, mas fui estimulado a estudar e ler muito. Foi através da leitura de uma infinidade de exemplares, que adquiri o gosto pelo conhecimento, pela busca de novas informações e assim não parei mais. Continuo um leitor assíduo e estou sempre estimulando meus filhos, mostrando sempre que por de trás de capa de uma revistinha em quadrinhos ou livro tem um mundo novo e pronto para ser explorado”.

As reuniões do clube acontecem todas às quintas-feiras, das 15h40 às19h40, via link do Google Meet. As inscrições com direito a certificado de 60 horas para quem tiver 75% de presença estão encerradas. Mas, caso deseje assistir as próximas palestras pode enviar e-mail para nuepe.egm@unemat.br, nesses casos poderá solicitar uma declaração de duas horas como participante a cada encontro que estiver presente.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 27°

Ter 34°C 21°C
Qua 35°C 22°C
Qui 36°C 23°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 36°C 24°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes