E-mail

contato@radardacidade.com.br

WhatsApp

............

Tropical - TOPO
ALERTA

Rondonópolis registra aumento da procura por atendimento nas unidades Sentinelas

O atendimento nas unidades Sentinelas acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 17h com terceiro turno de funcionamento no PSF Parque das Rosas e Margaridas das 18h às 24h.

07/01/2021 15h46
Por: Redação
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde volta a alertar a população sobre a importância de manter as medidas sanitárias para impedir a disseminação do coronavírus. No início de 2021, entre os dias 2 e 5 de janeiro, a procura por atendimento nas unidades Sentinelas do Município aumentou. Nestes quatro dias, 1.659 pessoas procuraram os serviços com sintomas ou para acompanhamento do tratamento para Covid-19. O ideal é que a população continue evitando aglomerações e não dispense o uso da máscara, além de manter medidas de higiene, lavando as mãos constantemente e usando álcool em gel.

O projeto Sentinela teve início em Rondonópolis no mês de junho com a elevação dos casos de Covid-19 na cidade. Cinco unidades básicas de saúde passaram a atender exclusivamente pacientes com sintomas de Covid-19 e os que estão em tratamento da doença. Nas unidades é possível realizar os exames, fazer acompanhamento médico e receber medicamentos para o tratamento.

Hoje estão em funcionamento no Município as unidades Sentinelas dos Postos de Saúde da Família (PFSs) Cidade de Deus, Vila Rica e Vila Olinda, da Policlínica Itamaraty e ainda do PSF Parque das Rosas e Margaridas, que atende também no terceiro turno, das 18h às 24h. A Saúde mantém unidades de plantão nos fins de semana e feriados. Nestes dias o atendimento acontece das 6h ao meio-dia.

O atendimento nas unidades Sentinelas acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 17h com terceiro turno de funcionamento no PSF Parque das Rosas e Margaridas das 18h às 24h. A saúde orienta que pessoas que apresentem sintomas graves de Covid-19 se dirijam para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já aquelas com sintomas leves, devem procurar uma das unidades Sentinela.

O Departamento de Atenção Básica do Município explica que nas unidades Sentinelas o paciente recebe gratuitamente quatro tipos de medicamentos: dipirona, ivermectina, azitromicina e xarope dexclorfeniramina. No entanto, cabe aos médicos a indicação do tratamento medicamentoso ideal para cada paciente. Em caso de prescrição de medicamentos que não fazem parte dos disponíveis nas unidades Sentinelas, o paciente ainda tem a opção de comparecer com a receita médica em uma das farmácias municipais e retirar os medicamentos gratuitamente desde que estes integrem a lista do Sistema Único de Saúde (SUS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.