E-mail

contato@radardacidade.com.br

WhatsApp

............

Tropical - TOPO
PANDEMIA

JN revela aumento de 118% em média móvel de mortes por Covid em MT

Dados que estavam

19/11/2020 08h29Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: FolhaMax

A média móvel de mortes por Covid em Mato Grosso apresentou um aumento de 118%. A informação é do balanço do consórcio de veículos de imprensa, formados pelo G1, O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Uol, divulgado pelo Jornal Nacional na noite desta quarta-feira (18). 

Ainda conforme o consórcio, na terça outros 13 estados apresentaram  alta; outros oito e o Distrito Federal estão em estabilidade; e quatro com queda na média de mortes. A média móvel é o cálculo das mortes da última semana, dividida por sete. Este cálculo é usado para avaliar o momento da pandemia de forma mais real, já que aos fins de semana e feriado há deficiência no lançamento de casos no sistema das secretarias estaduais de saúde.

Para chegar a conclusão se houve aumento ou redução de casos e mortes da doença, é usada a média móvel do dia e comparada com a média de 14 dias atrás. 

Por mais de 60 dais, Mato Grosso vinha apresentado cenário de estabilidade ou queda da doença. Porém, na última semana, começou a aumentar a média de casos no Estado.

 
 

O aumento da média móvel ocorreu após a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) revisar o banco de dados da Covid-19 em Mato Grosso. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Estadual, foram identificadas e corrigidas inconsistências que retinham os dados no sistema, o que justificaria o aumento. O lançamento desses dados ocorreu no último dia 12.

A correção resultou no aumento acumulado dos casos confirmados da Covid-19 e de cerca de 70 óbitos registrados entre março e novembro de 2020. Portanto, os casos não são recentes e não estão ativos. O número de recuperados também foi impactado pela correção.

Desde o lançamento desses dados, os casos e mortes por Covid estão dentro da estabilidade. A tendência é de que, a partir de sexta, a média móvel de casos e mortes deve voltar a cair.

NOVOS DADOS

Nesta quarta-feira (18), a SES- MT notificou 153.971 casos confirmados da Covid-19, sendo registrados 4.063 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 516 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 153.971 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.154 estão em isolamento domiciliar e 144.342 estão recuperados.

covid-media.jpg

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.