E-mail

contato@radardacidade.com.br

WhatsApp

............

Tropical - TOPO
ELEIÇÕES 2020

Voto das 7h às 10h para idosos não é exclusivo, e sim preferencial

Este horário, no entanto, é preferencial e não exclusivo para eleitores maiores de 60 anos, como sugerem algumas publicações que circularam nas redes sociais recentemente.

15/11/2020 08h40Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

Por causa da pandemia da Covid-19, o horário da votação este ano, nas eleições municipais, foi ampliado em uma hora. Excepcionalmente, os eleitores poderão ir às seções eleitorais das 7h às 17h e não apenas das 8h às 17h como nas eleições anteriores. 

As três primeiras horas desse período, das 7h às 10h, terão preferência para idosos, grupo de risco do novo coronavírus. Este horário, no entanto, é preferencial e não exclusivo para eleitores maiores de 60 anos, como sugerem algumas publicações que circularam nas redes sociais recentemente. 

O artigo 254 da Resolução nº 23.631, de 1º de outubro de 2020, indica que fica estabelecido que “no período entre 7h (sete horas) e 10h (dez horas), terão preferência para votar dos eleitores com 60 (sessenta) anos ou mais, independentemente do momento de sua chegada à seção eleitoral”. O texto, portanto, não indica exclusividade para essa parcela do eleitorado.

A prioridade de votação é antiga para pessoas idosas, pessoas com deficiência, médicos, enfermeiros, policiais, candidatos, bombeiros, fiscais e candidatos.

 

O parágrafo 2º do texto ainda traz que, durante o período previsto, os eleitores menores de 60 anos não serão impedidos de votar, mas precisarão aguardar os eleitores idosos presentes votarem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.