E-mail

contato@radardacidade.com.br

WhatsApp

............

Tropical - TOPO
EM RONDONÓPOLIS

Resultado final em Rondonópolis deve sair até as 21 horas

A Justiça Eleitoral informa que, apesar de aguardar a totalização até as 21 horas, podem ocorrer atrasos caso aconteçam imprevistos durante o pleito.

15/11/2020 08h38
Por: Redação
Fonte: Primeira Hora

A Justiça Eleitoral espera que até as 21 horas deste domingo o eleitor rondonopolitano já conheça quem será o próximo prefeito da cidade e os 21 vereadores que comporão a próxima legislatura na Câmara Municipal.

O resultado somente não deve ser mais rápido em função das seções localizadas na zona rural e na Reserva Indígena Tadarimana.

A Justiça Eleitoral informa que, apesar de aguardar a totalização até as 21 horas, podem ocorrer atrasos caso aconteçam imprevistos durante o pleito.

A totalização e apuração dos votos será realizada no Cartório da 10ª Zona Eleitoral, porém neste ano, em função da pandemia de Covid-19, não haverá espaço destinado para o público.

Mesmo assim, os moradores terão outros meios de acompanhar a apuração.

Nestas eleições municipais, a Justiça Eleitoral colocou à disposição do cidadão o aplicativo “Resultados” e o site “Divulga”, pelos quais será possível acompanhar a apuração e totalização dos votos.

O aplicativo “Resultados” apresenta a contagem dos votos em todo o país em tempo real, acompanhando os boletins divulgados pela Justiça Eleitoral.

No aplicativo o eleitor pode fazer a pesquisa por estados e municípios, escolhendo os cargos em disputa separadamente.

Serão mostrados sempre os mais votados. Ainda no aplicativo, o eleitor poderá consultar os votos nominalmente, ou seja, buscando o candidato que desejar e ao final da apuração, será apresentado na plataforma os candidatos eleitos.

Uma novidade do aplicativo para 2020 é a apresentação da foto dos candidatos na exibição dos resultados parciais e final. No dia seguinte à apuração, o aplicativo irá disponibilizar a exibição dos Boletins de Urna de todas as seções eleitorais.

A segunda opção para acompanhar a apuração e totalização de votos das duas Eleições – eleição municipal e suplementar ao Senado – é acessar o site divulga.tse.jus.br, que apresenta o percentual de urnas já apuradas, os votos de cada candidato, além dos votos brancos e nulos.

 

Eleitor Fiscal

A Justiça Eleitoral também colocou à disposição dos eleitores o aplicativo “Boletim na mão”, que permite que o cidadão faça a leitura do Boletim de Urna (BU) e receba uma cópia digital dele.

Para isso, é preciso apontar a câmera do celular para o QR Code contido no final do boletim.

O Boletim de Urna é fornecido após o encerramento da votação. Toda urna eletrônica fornece um boletim que contém o total de votos recebidos por cada candidato, o número de eleitores que votaram e os que se ausentaram.

No BU não são fornecidas as inscrições eleitorais dos eleitores.

Com essa informação, o cidadão pode atuar como um fiscal do processo eleitoral, conferindo se os dados coletados em cada seção eleitoral correspondem aos totalizados e divulgados pelo TSE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.