E-mail

contato@radardacidade.com.br

WhatsApp

(66) 99986-5406

Tropical - TOPO
AGRICULTURA FAMILIAR

Taques faz compromisso de destinar recursos e apoiar mudanças para atender agricultura familiar

Além disso, o candidato promete apoiar os trabalhadores que atuam diretamente no melhoramento da agricultura familiar dos municípios, do estado e em nível nacional.

18/10/2020 10h36
Por: Redação
Fonte: Assessoria

O candidato ao Senado, Pedro Taques (Solidariedade), anunciou neste sábado (17) que a destinação de um ano de suas emendas para investimentos na agricultura familiar. Além disso, o candidato ao Senado destacou que, se eleito na eleição suplementar de 15 de novembro, irá trabalhar por mudanças na legislação para atender ao pequeno produtor. 

Quanto a destinação de emendas, Taques lembrou que parte dos recursos deverão ser destinados exclusivamente para investimentos em saúde. Porém, todo valor restante será destinado para compra de equipamentos como caminhões, tratores, veículos para as secretarias municipais de agricultura, aquisição de mudas de café e limão, compra de calcário, compra de resfriadores de leite, investimentos em agroindústrias, investimentos em projetos da Empaer e ainda na aquisição de material para melhoramento genético. 

Segundo o candidato, assim como nos anos anteriores, Pedro Taques destacou que os produtores da agricultura é que vão decidir sobre a aplicação das emendas. “Tenho o compromisso de continuar com as emendas participativas e agora faço esse compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso estado”, disse. 

Pedro Taques ainda destacou que tem compromisso em trabalhar pela regularização fundiária nas propriedades rurais. Lembrou que quando governou Mato Grosso entregou 758 títulos rurais e iniciou o programa Terra a Limpo, com investimento de R$ 71 milhões em regularização. 


Mudanças na legislação

O candidato também firmou compromisso em trabalhar para mudanças na legislação para que seja criado um fundo de aval nacional, dessa forma, os pequenos produtores poderão ter acesso a crédito e assim conseguir tomar empréstimos. 

O postulante disse ainda que vai apoiar mudança na legislação para permitir que o pequeno produtor possa ter barragem em córregos intermitentes, ou seja, que só correm com as chuvas. Com essas mini barragens, o pequeno produtor terá condições de produzir com irrigação.

Além disso, o candidato promete apoiar os trabalhadores que atuam diretamente no melhoramento da agricultura familiar dos municípios, do estado e em nível nacional.

Olhar para o pequeno

Por fim, Taques lembrou que quando esteve à frente do governo de Mato Grosso teve uma atenção especial com  o pequeno produtor. “Nosso governo criou o Plano Estadual para Agricultura Familiar. Na nossa gestão foram 75 mil atendimentos na Empaer, foram entregues 524 resfriadores de leite,243 tratores,65 carros e caminhonetes, 24 caminhões para o transporte de hortifruti, 31 motos, 84 equipamentos de informática, 23 mil itens entregues ao pequeno produtor e entregamos 691 barracas”, disse. 

Taques lembrou foram entregues 500 mil mudas de café, 430 toneladas de calcário, 49,5 toneladas de fertilizantes, 5 mil mudas de bananas e ainda investiu R$ 200 mil no programa Pró-arroz.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.